O livro Nelson Triunfo – do Sertão do Hip Hop é a biografia de um dos maiores ícones da cena hip hop brasileira, o famoso Homem-Árvore que em 1954 nascia na cidade de Triunfo, interior do Recife e que teria uma bela história de vida, recheada de música e desafios.
Nelson Triunfo é um cara humilde, positivo e batalhador. Um excelente exemplo de brasileiro, que não nasceu com dinheiro, e que lutou dia-a-dia para alcançar o seu sonho. De menino de cidade pequena, passou a trabalhar como operário em diversas obras importantes do país, chegou a ter sua dança conhecida e reverenciada pelo país e também fora dele. No primeiro capítulo é apresentado um relato da passagem de Nelson pela Alemanha, aonde é muito admirado e também tem muita admiração pelo país.
“Matuto desacreditado, menosprezado e ridicularizado por alguns, e combatido por tantos outros durante várias décadas, ele agora voltava para casa após ter sido aplaudido no palco de um dos principais teatros de Berlim, superando barreiras geográficas, étnicas e de idioma.”
A história do Brasil e do movimento hip-hop confundem-se à história de Nelson do Triunfo, o que torna esse livro um bom registro histórico. Em diversos momentos do livro, o autor separa alguns fatos para relatar em quadros separados do texto, como a origem do hip hop.
Um dos acontecimentos que mais me emocionou no livro foi o encontro entre Nelson e James Brown, grande ídolo do dançarino. Esse episódio gerou umas das imagens mais memoráveis da carreira do dançarino:
Aquela noite tinha tudo para ser um dos momentos mais memoráveis da carreira de Nelson Triunfo. De volta ao meio do público, ele voltou a liderar uma roda de soul e, de súbito, outros dançarinos e amigos resolveram erguê-lo para que sua figura fosse oferecida como uma espécie de “troféu” para o grande ídolo da massa. Era uma maneira simbólica que os dançarinos encontraram para expressar o quão importante era a presença de James Brown naquele imenso culto à música e à massa negra.
Bom humor, simpatia, jogo de cintura e criatividade são algumas palavras que vem a minha cabeça para descrever Nelson Triunfo depois de ler esse livro. A linguagem do livro é bem suave, sem palavras rebuscadas ou complicadas. Em alguns momentos, me senti perdida na leitura devido aos muitos fatos históricos destacados, o que quebrou um pouco o ritmo de leitura. Mas, em geral é uma leitura essencial para os amantes da cultura Hip Hop.
TRIUNFO – O FILME
Em junho de 2014 foi lançado o filme biográfico de Nelson Triunfo: