O BoomBap com certeza é a vertente mais conhecida do mundo do RAP, esta que começou nos anos 80 com um contexto de passar mensagem, por vozes das periferias. Nós anos 90 foi onde ela se popularizou (Tupac,Biggie,NWA), com a explosão do lifestyle ”gangsta”; os Estados Unidos se dividiu em ódio de gangues; de um lado Crip e do outro Blood. Desde 2000 pra cá o BoomBap mainstream (os nomes famosos) tem forte inclinação para letras de curtição, baladas e afins.
O que muitos não sabem é que já existia, desde os anos 80, um gênero de RAP que esta inclinação festiva era a principal abordagem do estilo, o Miami Bass. Nela o RAP caminha em uma pegada mais agitada, voltada para a música eletrônica (ninguém quer ficar parado em uma festa) e fez com que DJ’s se ganhassem fama e trabalhassem fortemente até dias de hoje, um grande exemplo é o DJ Khaled. Assim como grupos e artistas solo, 36 Mafia e Rick Ross, foram grandes nomes que popularizaram o Miami.
Ao pensarmos no mainstream do RAP atual, a primeira coisa que virá na nossa cabeça é o Trap, este gênero segue a linha do Miami Bass, sendo muito influenciado pelo mesmo, assim como alguns outros, como o Dirty Soul. No Trap a levada (Flow) dos cantores tem forte influência do Miami, assim como os temas musicais, a composições das batidas e até o estilo de se vestir; no Miami vários artistas consagrados já usavam dreads/nagô e Grillz (dentaduras de ouro), o que é extremamente popular no Trap.
O Funk (brasileiro) assim como o Trap, foi diretamente influenciado pelo Miami Bass, o ritmo musical e os temas são parecidos, assim como o lifestyle de ostentação e drogas (nova geração do funk). O Trap e o Funk possuem músicas que repetem ”infinitamente alguma palavra ou frase de efeito”, um grupo famoso dos Estados Unidos que é conhecido por isso é o Migos, de Atlanta.
Por que não juntas o Trap e o Funk ? Isto já está ocorrendo, Mc Guime já gravou um clipe com o Soulja Boy (Chicago – EUA) e semana passado colocou no seu clipe novo (participação visual) o Don Cesão (SP) e Brill (Nectar Gang – RJ). Delarima (Cartel Mc’s – RJ) também fez um som de Trap (com clipe) com o Mr.Catra, WF e Mr.Alpha.
Na área de DJ’s, o dueto que trabalha com a Trap Music e está dominando o mundo eletrônico, Jack U (formado por Skrillex e Diplo) veio tocar no Lollapalooza; e trabalhou com o MC Bin Laden, MC Guime e a também dupla de DJ’s Tropkillaz.
http://www.youtube.com/watch?v=7iXkWEbsXdM
O que está acontecendo é só o começo, esperamos que os dois gêneros e todos os que tem semelhança se unam para fazer algo grandioso e conquiste cada vez mais espaço, em diversos aspectos.
Confira alguns vídeos destas relações :
1 – 36 Mafia (Miami Bass)
2 – A$AP Rocky (Trap)
3- Mc Guime + soulja boy
4 – Mc Guime + Don Cesão e Brill
5- Delarima + Catra e WF