Na contramão da transfobia latente, o rapper Criolo mandou bem ao mudar a letra de uma música antiga com conteúdo preconceituoso. Trata-se de “Vasilhame”, que está no álbum relançado “Ainda Há Tempo”, o primeiro do artista.
Na música, Criolo cantava a frase: “Os traveco tão aí, oh! Alguém vai se iludir”. Ao saber que “traveco” é um termo pejorativo e que ilusão não tem nada a ver com a identidade dessas pessoas, ele resolveu alterar.
Em sua nova versão, 15 anos depois, o rapper canta: “O universo tá aí, oh! Alguém vai se iludir”. Os fãs elogiaram a mudança, a evolução do pensamento e a sensibilidade do artista frente à população de travestis.
“Quando você é jovem, pode magoar alguém sem saber. Não porque você é mau, mas porque ninguém falou para você que aquilo poderia ser ruim. O conhecimento traz luz. Não foi só essa modificação que fiz nas letras. Revi tudo e mudei aquilo que não tinha necessidade de ficar. Não tenho problemas em dizer que errei”, declarou ao jornal O Globo.
Vale lembrar que anteriormente Criolo já demonstrou apoiar a comunidade LGBT. Ao participar de um programa, o artista rebateu a comparação em tom de gozação de que parecia Freddie Mercury. “Não vou rir, aí parece que é defeito o cara ser homossexual. Eu não sou homossexual, mas jamais vou usar como chacota esse tema”.