ArtistasLançamentosNotícias

SERÁ QUE ESTÁ NA HORA DE APARECER UMA ”ATLANTA” NO BRASIL, DESCONCENTRANDO O RAP NO EIXO RIO-SP ?

Os Estados Unidos, principal expoente do rap, em seu primórdio houve dois grandes polos; New York e Los Angeles. Podemos comparar no rap do Brasil com São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Há um bom tempo, com a popularização do rap e expansão de suas vertentes, levou holofotes para outras cidades. Miami emergiu no Miami Bass, Houston emergiu no DirtySouth; uma cidade bem peculiar é Atlanta, esta que está em maior evidência atualmente sendo a ”meca” do Trap, também revelou diversos talentos do Southern(DirtySouth) e até do bom e velho BoomBap(OutKast é um belo exemplo).

Voltando ao Brasil; com diversos acontecimentos, aos poucos artistas fora do eixo RioSão Paulo começaram a se interessar e investir no seu rap, consequentemente estão ganhando prestígio. Algo que também é de grande importância para esta popularização são as gravadoras que estão sendo criadas pela própria galera do rap, estas que tendem a procurar talentos e investir neles. Algo que ocorreu recentemente foi a galera do 3030 que ao criar sua gravadora Novo Egito, apostou forte no rapper de BH, Digão DN.

Lá fora estas gravadoras são extremamente importantes, assim como é comum a presença de empresários especializados em rap, caça-talentos e afins. Coach K é um belo exemplo, o visionário foi o empresário que colocou o Trap no mainstream, revelando Young Jeezy e Gucci Mane; nas palavras do próprio ”O Trap era chato até nós soltarmos a mixtape de estréia do Jeezy, Tha Streets iz Whatchin, nós mudamos o conceito da parada”. Nos Estados Unidos, gostando ou não realmente existe o ”Rap Game”, artistas que não estão em um bom momento são descartados da gravadora, dando o lugar muitas vezes para um garoto, sem experiência mas com muita vontade de vencer (e habilidade). Também é comum a cobrança para participações (se você quiser fazer um som com o Young Thug você deve pagar cerca de 30 mil dólares) e álbuns colaborativos entre artistas de diferentes regiões, para captar os fãs do aliado.

Recentemente o maior ”Hype” que ocorreu fora eixo RioSP foi a polêmica música ”Sulicídio”. Todos viraram os olhos para o nordeste, novos artistas da cena ganharam reconhecimento e as pessoas que perceberam a qualidade destes, começaram a pesquisar rappers em todo o Brasil; um bom exemplo de ascensão é o grupo Goiano ,Atentado Napalm, que recentemente lançou um álbum extremamente denso e lírico, chamado Outra Gravidade(recomendamos !).

Assim como os EUA, o Brasil é um país extremamente grande territorialmente, porém temos um diferencial, fomos colonizados pelo mundo todo e temos em cada estado, um pedacinho de um país, nossa cultura talvez seja a mais diversificada do mundo; podemos fazer um rap no norte totalmente diferente do Sul e assim tornar o gênero musical que amamos mais rico.

Que venha mais rap de mensagem, mais rap criminal, mais rap descontraído, mais rap gospel, mais rap erótico, mais rap que você quiser !

Segue alguns links de assuntos mencionados acima :

OutKast :

3030 :

Digão DN :

Entrevista com o Coach K. :

https://www.youtube.com/watch?v=zmuLOAOfARo

Gucci Mane + Young Jeezy :

Young Thug :

Sulicídio :

https://www.youtube.com/watch?v=_2r0OtMxj20

Atentado Napalm :

Posts Relacionados
ÁlbumLançamentos

Siganus lança álbum "Drill Popular Brasileiro"

ClipesLançamentos

Lil Neguin lança clipe "Bag de Grife"

EventosNotícias

Festival Timbre anuncia line-up completa

ClipesLançamentos

Ad7 lança single "Chego de Puto"

Sign up for our Newsletter and
stay informed
[mc4wp_form id="14"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *