Hoje, a realidade é tão trágica que podemos notar facilmente o quanto a internet ajuda e atrapalha concomitantemente. Se o artista não tiver personalidade, mente feita, será abalado pelos ataques virtuais que uma imensa parte do público faz gratuitamente, sem o menor esforço e/ou piedade. O receio é inexistente.
Como disse Heráclito: “Nada é permanente, exceto a mudança.” Isto é, quando eles conheceram a internet e o poder que a mesma pode ter, delapidar se tornou a primazia deles. Querem criar regras, ditar o que tal MC pode ou não fazer, etc. Procuram a todo custo danificar o que foi suado para ser edificado. Pois quanto mais os artistas avançam, aparentemente parece que o dobro do público retrocede.
Eu, RiDuLe, realizei uma entrevista com três rappers enfáticos do nosso cenário. Começo com Beleza. A opinião dele foi a seguinte:
“Eu acho que o público de hoje tem muita opinião, mas de acordo com a velocidade que estão as coisas, muita gente boa e muita gente ruim surge todo dia – uma superinflação de Rap, já que é uma música fácil de se fazer em casa, pois com um bom programador e um microfone maneiro, todo mundo faz, então o público fica meio sem referência. Mas eu até acho que estão ficando mais maduros porque vejo muitas opiniões boas também em relação ao flow da galera, conteúdo das letras, beats e tal. Há um tempo atrás o público não ligava para isso e tinha grupos que faziam sucesso falando um monte de merda em cima de beats gringos – até os artistas que faziam isso e continuaram na cena evoluíram e passaram a usar beats próprios e melhorar mesmo que um pouco as letras.”
Agora, Beni:
“Todo mundo já foi jovem. A cena atual é ótima. Visto que a cultura Hip-hop não é tão velha. Então tem muito coisa para aprenderem. Tem que queimar gordura mesmo. Mostra que o Hip-hop está vivo, afinal o jovem é a continuação.”
Agora, e finalizando, GXLDEN:
“Sendo sincero, acho que o público do Rap age como o de outro qualquer. A massa quer sempre a mesma parada, o público não consegue ver o lado bom de ouvir e comprar o barulho de coisas diferentes. Aí, por isso, os MCs que querem se “encaixar” acabam fazendo a mesmice que virou para uns. E, outro ponto: a grande parte do público atual do Rap também está fazendo o seu… acho que isso atrasa um pouco a engrenagem da parada.”
Se você tem alguma ideia que considera importante a ser enfatizada, envie para nós! De repente está sonegando o que precisa ser exposto – e pode ser capaz de mudar muitas mentes.