U.L.O é um trio de Jundiaí, São Paulo, formado em meados de 2013. Sua mais recente formação é formada por: Mano Will, China e Kado. O grupo lançou seu últim9 trabalho foi o disco ‘Nada Além Do Estilo‘ (2016), e foi o primeiro trabalho com essa formação atual. Não foi lançado com muita expectativa de retorno, por não estarem em evidência na época, mas serviu como uma fase de aprendizado, de autoconhecimento, e gerou uma aproximação maior entre os próprios. Decorrente a esse CD fizeram alguns shows, conheceram artistas de outras regiões, e consequentemente se identificaram com alguns – Coruja (Artigo XV1) é um dos manos que participou de uma faixa, chamada “Toque de Recolher“. Por conseguinte fizeram uma coleta com os caras da Kilo Inc – para ser mais especifico, com Joe Sujera, diretamente da Zona Norte, conceituada pelos grupos de qualidade que surgem dali.
“Há dez anos atrás quando conheci o Joe pela primeira vez, não era fã, mas já admirava a força de vontade dele de botar a cara. Chegamos a batalhar num churrasco que ele fez onde morava, nem fui convidado e acabei batalhando com ele (risos). Uns anos depois, em 2012, voltei para SP e trombei o Joe de novo pelos eventos, as ideias já estavam mais maduras e surgiu pela primeira vez a idéia de fazer um som junto… Acabou não virando” — disse Kado. “Então vim para Jundiai, entrei para o U.L.O e esse ano resolvi dar um salve nele; mandei minha letra, o beat do ÉrreA (Prod. RUWF) e fiz o refrão também… mostrei para os moleques do grupo e terminamos em duas semanas nossas partes, enquanto o Joe já estava quase lá. Feito, arrumamos um show aqui na city e convidamo-lo para colar… foi nesse dia que vimos a parte dele pela primeira vez” — disse Kado, risonho.
O som conta com a produção do ÉrreA, integrante do coletivo Sound Food Gang que atualmente mixa, grava e masteriza o pessoal todo da banca – além de ser MC, beatmaker e editor de vídeos (mais um malandro que teve que ser versátil para fazer o corre virar).
“O beat é áspero e tem uma atmosfera encardida, arrogante e mal educada… Foi daí que surgiu a letra. Joe Sujera se identificou de cara! Quem conhece os trampos desse cara sabe que ele é bem caprichoso ao mesmo tempo que é bem “encardido”. A faixa ganhou o nome de “100Kappa” decorrente do refrão… Essa expressão, literalmente significa “sem preservativo”, “sem proteção”. Mas, se prestar atenção, você percebe que é uma analogia aos comentaristas de plantão, dando a entender que eles preferem ir “100kappa” do que ouvir o que os MCs realmente têm a dizer” — finalizou Kado.
Ouça o som abaixo.