EntrevistasLançamentos

Bruno Shanky, beatmaker e produtor do FPG, nos permite conhecê-lo

Bruno Shanky é de Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. Além de beatmaker, é MC e produtor do grupo FPG e do Underground Coletivo.

História

Aos 12 anos já escrevia alguns versos, já que sua mãe também é compositora gospel. Com apenas 16 anos decidiu se dedicar ao rep, visto que isso, tal como a arte, é sua vida. Com 18 anos foi convidado pelo JoãoVintedois para se juntar ao FPG depois de algumas formações que ocorreram. Bruno têm, como beatmaker, referências mais inclinadas para o boombap oldschool, mas sem dispensar as outras vertentes; teve influência para começar a fazer os beats assim que ouviu o disco ‘Anão Gigante‘ do Indigesto, onde a produção foi feita pelos épicos Mestre Xim e Goribeatzz.

Méritos

Produziu para Dalsin o single “Candelabro” e a faixa “Fogo” do disco ‘Vermelho Sangue‘; e do Underground Coletivo a faixa “Antro Perdido” do disco ‘Poder Para o Povo Negro‘, que conta com a participação dos MCs JoãoVintedois (FPG) e LN, cujo projeto conta também com beats do Khris, que é integrante do grupo.
Shanky disponibilizou, ano passado, a BeatTape ‘Do Nada Se Tornou Tudo – Vol.1 – Coração‘, dando início a saga de 3 volumes. A segunda parte vem com o título ‘ALMA‘ e contará com collabs (participações) em todos os beats da BeatTape. O Vol. 2 terá a participação dos beatmakers Khris (Underground Coletivo), Pedro Soffiatti (ambos de Teresópolis), Lorok da Bahia e mais dois que ainda não têm os nomes certos para completar essas vagas.

Atualmente

Como faz parte do FPG, está trabalhando na produção do EP ‘Anedotas e Poesias Para Viagem‘, estando por trás da produção geral dos beats.

E agora, umas perguntas sagazes.

Como teve o primeiro contato com o rep?

R: Eu tinha uns 8 anos ou menos um pouco. Naquela época um primo meu estava conhecendo o rep e me apresentando também. Eu estava sempre na casa dele, e ele botava para tocar Racionais MCs, Tupac, Notorious B.I.G, Eminem, N.W.A, Realidade Cruel.

O que mais te despertou no rep para você ter optado por esse gênero?

R: A arte em si sempre me despertou um grande interesse em participar; e o rep me cativou mais pelo seu ritmo, pela resistência e pela voz que ele tem na rua. De certa forma, ele me influenciou em diversas coisas na minha vida, para eu poder melhorar e progredir tanto profissionalmente quanto mentalmente, pelas suas ideias sempre contundentes.

Sua mãe já implicou com você porquê você é rep e ela, gospel?

R: Claro! (risos). Várias vezes ela ficou no meu pé dizendo que estou fazendo para o mundo. Mas foi como eu disse à ela: “Às vezes o que eu tenho a dizer não vai ser o que alguém da igreja precisa ouvir para motivar ou confortar. E eu até coloquei em uma música: “Mensageiro de outro plano e assim sigo na fé, alguns me questionam sem nem saber como ela é”; mas respeito a opiniao dela. A vida é assim… Às vezes sua mãe não concorda com tudo que você faz (risos).

O que seria do Bruno Shanky sem o rep?

R: Uma pessoa com um espaço muito vazio no coração, e sem se conhecer a si proprio. Rap é minha vida! Acordo pensando nele e durmo pensando no que vou fazer amanhã para melhorar.

Quais suas inspirações nas produções até hoje?

R: 9th Wonder, DJ Premier, J. Dilla, Madlib, Dr. Dre e Pete Rock.

Qual seu produtor favorito? Aquele nº 1 mesmo.

R: Mestre Xim.

Quais os artistas que você mais ouve?

R: Joey Bada$$, ScHoolboy Q e Freddie Gibbs. Undeground Coletivo, D.V tribo, Sant, Síntese, ADL, Beirando Teto, Matheus Curinga (O.D Kill), Atentado Napalm e PrimeiraMente.

Com quantos anos teve a primeira namorada?

R: Rapaz, nunca fui de namorar sério (risos). Só a minha atual que eu colei de verdade.

O que sua mãe achava dela?

R: Graças a Deus ela sempre gostou dela (risos).

Tem algum “medo superior”?

R: Deixar minha coroa na pior. Isso é o que mais lateja na minha mente se eu parar para pensar legal.

Quais seus planos para 2017? Produções e tal.

R: Vem bastante lançamento do FPG e produções para outros MCs, grupos de fora também. Vou produzir para Expressão Lírica, Nossa Máfia, CXLD, o EP do FPG, RiDuLe Killah, Roleta Russa, e outras que serão surpresa por enquanto. Este ano vai ter muito beat que na minha opinião estarão bolados na pista, e uns sons também que estou botando muita fé, como no meu grupo FPG, no Underground Coletivo, no Liberdade Poética… a cena de Teresópolis tem crescido bastante!

Tem algum salve, algo que queira dizer?

R: Mando um salve para quem curte meu trampo e acompanha legal; máximo respeito e satisfação, de coração mesmo, sou grato a cada um que apoia e dá esse gás para eu permanecer inspirado na busca de fazer o melhor trampo.

 

Para contatar Bruno Shanky, FPG e o Underground Coletivo, segue os links abaixo.

E-mail: brunoshanky@gmail.com

Bruno Shanky – SoundCloud

Bruno Shanky – Facebook

FPG – Facebook

Underground Coletivo – Facebook

Posts Relacionados
ÁlbumLançamentos

Niink lança seu álbum biográfico AINDA NO MESMO BAIRRO

ClipesLançamentos

Primo Narcos lança single "All Dey Frestyle 3"

ClipesLançamentos

Niink lança seu aguardado som “Ainda no Mesmo Bairro (freestyle)”

ÁlbumLançamentos

Siganus lança álbum "Drill Popular Brasileiro"

Sign up for our Newsletter and
stay informed
[mc4wp_form id="14"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *