Com o crescimento do rap nacional, grandes gravadoras e empresas estão investindo em talentos, assim como novas gravadoras e selos são estabelecidos. A mais nova promessa é a UFO Label & Records; esta que promete lançar diversos artistas de qualidades e contribuir para o crescimento e fortalecimento da cena.
Virax(RapRJ) trocou uma ideia com Ber, membro do Cartel MC’s e fundador da UFO; confira:
Virax: UFO obviamente é uma referência a naves alienígenas, inclusive a logo é uma clássica. Sobre a sonoridade, teria alguma relação ? podemos esperar algo ‘estranho’, diferente ou experimental ?
Ber: Não, este nome é apenas uma homenagem a Ufologia, algo que aprecio e gosto de pesquisar. A sonoridade será o rap, como ele é propriamente dito; com suas devidas ramificações.
Virax: O que é a UFO ?
Ber: A UFO é um selo e gravadora, esta mista, no qual gravaremos nossos artistas e nossos convidados; terceiros também poderão realizar seu trabalho com a gente, teremos uma tabela de preço variável conforme o número de sons e afins.
Virax: Quem teve a ideia de cria-la e qual será a forma que trabalharão ?
Ber: A ideia partiu de mim e do meu sócio Thiago Diogo, vislumbrando o crescimento do rap nacional e todos os bons frutos que quem trabalhar com seriedade colherá. Uma experiência própria com a Esfinge me inflamou esta vontade, ao contribuir com o ‘boom’ do Favela Vive e o grupo ADL, acredito que estou no caminho certo.
Virax: Qual será o rol de artistas ? Pode revelar algum ?
Ber: Infelizmente não posso revelar no momento, por questões contratuais. Mas o que posso informar é que serão artistas ímpares, de diferentes ramificações do rap. O que podemos trazer no momento é que eu e o Cartel estaremos envolvidos.
Virax: Como você vê o cenário do rap, dentro do próprio Hip-Hop e em âmbito nacional, competindo com outros gêneros musicais.
Ber: Acredito que em breve o rap estará no mainstrem do Brasil, assim como já é lá fora. Os números estão em uma crescente absurda e novos públicos estão sendo atingidos. Com a crescente, está se criando espaço todas as ramificações do rap; novos selos e gravadoras estão por vir e isso fará a engrenagem girar melhor, é dinheiro envolvido.
Virax: Qual será o formato que investirão, podemos esperar parcerias entre os artistas agregados a UFO?
Ber: Nosso foco será alavancar carreiras, assim como aconteceu com o ADL. Iremos lançar EP’s, álbuns e mixtapes dos nossos artistas; investindo em audiovisual. Também abriremos oportunidades para talentos desconhecidos, convidando-os para participarem de projetos singulares. Também vamos fazer coisas inovadoras, novos conceitos de acústicos e afins; não vou me aprofundar agora.
Virax: Grandes gravadoras estão investindo no rap, como você vê isso ? Estariam apenas usando os artistas e deixando de lado a essência do Hip-Hop ? Vocês estão preparados para competir com essas ?
Ber: Estamos preparados, vamos fazer o nosso, com qualidade; não temos medo e sabemos onde estamos pisando. Em relação a forma que essas gravadoras tratam os artistas e o Hip-Hop varia muito, algumas tem boa e outras má fé; o Cartel mesmo já recebeu uma vez uma proposta ruim de uma grande gravadora, recusamos.
Virax: Valeu pelo papo Ber ! Espaço liberado paras suas considerações finais.
Ber: Valeu vocês ! O que tenho a dizer é que podem esperar muita coisa boa, artistas fantásticos, profissionalismo e pé no chão. Farei de tudo para contribuir com a cultura, eu amo isso tudo !