Uma das mais importantes instituições de ensino do país, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) incluiu entre as obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020 o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, clássico dos Racionais.
Segundo a Unicamp, elas expressam “diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa” e “possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio”.
Procurados pelo site UOL, os Racionais comemoraram o reconhecimento. “’Sobrevivendo no Inferno’ é um ótimo livro de história”, afirmou o DJ KL Jay.
Lançado de forma independente em 1997, “Sobrevivendo no Inferno” é um dos discos mais emblemáticos do rap nacional. As letras, compostas por Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue, retratam as vivências e anseios do jovem da periferia, passando por temas como a desigualdade social, a miséria, a fé e o racismo. “Diário de um Detento” (baseado nos escritos do preso Jocenir, ex-detento do presídio do Carandiru, que descreve o massacre de 1992), “Fórmula Mágica da Paz”, e “Mágico de Oz” são os grandes sucessos do álbum, quinto e o mais vendido da carreira do grupo paulistano, com 1,5 milhão de cópias.
Eleito o 14ª melhor disco brasileiro pela revista “Rolling Stone”, “Sobrevivendo ao Inferno” foi escolhido em 2015 pela Prefeitura de São Paulo como presente para o papa Francisco.