Como o hip-hop continua evoluindo como um gênero, a categorização de sub-gêneros e suas vertentes estão se tornando cada vez mais dificeis de identificalas. No entanto, é importante ter a capacidade de diferentes todos os gêneros que ouvimos do rap, a fim de ter uma compreensão completa sobre como isso pode afetar as pessoas de maneiras diferentes.
Certas vertentes têm mais apelo do que outros dentro do reino do mainstream, enquanto a música de artistas independentes tende a receber apreciação de todos os lados do espectro. Provavelmente você conhece as mais conhecidas que são o Boombap e o trap mas para ter todas as suas base de informação completa aqui estão os cinco principais subgêneros de hip-hop/rap que você deve conhecer se quiser ter uma compreensão completa do gênero como um todo.
Vamos usar alguns exemplos específicos da aplicação de cada gênero dentro no cenário do rap nacional, confira;
1. Boom-bap
Originado em Nova York, o boom-bap foi uma das formas mais populares do hip-hop no início da década de 1990. Usando rimas com foco na rua e batidas contundentes, marcantes e sonoramente até simples são construídas a partir de bateria, o boom-bap coloca uma grande ênfase no lirismo vindo do mestre de cerimônias.
O rapper que rima em cima das batidas de boombap, costuma ser ágil nas palavras e bom em contar histórias, ter forte habilidade técnica é de suma importância para os rappers que seguem o estilo, e embora o subgênero não esteja mais sozinho no topo da cadeia alimentar do hip-hop, sua base de fãs dedicada continua devotada como sempre.
2. Trap
A vertente Trap é uma das forças dominse originou na década de 2000 com Dj Paul no sul dos Estados Unidos. Ganhou popularidade em meados de 2007 com o surgimento de vários grupos de rap e rappers como Gucci Mane, OJ da Juiceman e produtores como Drumma Boy, Shawty Redd e DJ Zaytoven.
á é com certeza se não o estilo mais desenvolvido nos dias de hoje é um dos mais, e está cada vez crescendo o numero de artistas se envolvendo com o gênero aqui em nosso cenário nacional.
Conhecido também por sua produção dirigida por 808 e letras agressivas tem atraído artistas de outros gêneros musicais para colaborações e experimentos de estilos, como exemplo o Funk que devagar vem criando ganhando espaço e criando um novo cenário se misturando.
3. Gangstar Rap
Recentemente popularizado em filmes como Straight Outta Compton , o gangsta rap nasceu na Califórnia e foi um subgênero extremamente impactante do hip-hop nos anos 90. O apelo comercial inicial do gangsta rap também provocou uma grande controvérsia devido ao seu forte foco na violência e no estilo de vida de gangues que é tão comum em Los Angeles. Embora o gangsta rap não seja a potência que costumava ser, o som da Costa Oeste (como o G-funk), pioneiro de artistas como Dr. Dre, deixou um forte impacto no hip-hop, e sua fundação será relevante para sempre. gênero.
Aqui no Brasil podemos dizer que foi o estilo pioneiro do rap nacional a fazer sucesso, podemos citar diversos grupos como Racionais MC’s, Facção Central, Sabotage entre outros. Trazendo em suas letras toda vivência geralmente das periferias das cidades grandes contam com letras de protestos contra desigualdade social, descriminação racial, violência policial e em geral contra o estado e seus governantes. Muitas das vezes ostentando uma certa violência, armas entre outras coisas.
4. R&B
Rhythm and blues ou R&B é um termo comercial introduzido nos Estados Unidos no final da década de 1940 pela revista Billboard. O termo foi usado originalmente para descrever gravações comercializadas predominantemente por artistas Afro-americanos, num momento em que um estilo baseado no jazz com uma batida pesada e insistente estava se tornando mais popular.
O termo teve uma série de mudanças no seu significado. Começando na década de 1960, após este estilo de música contribuir para o desenvolvimento do rock and roll, a expressão R&B passou a ser utilizada – especialmente por grupos brancos – para se referir a estilos musicais que se desenvolveram a partir do blues e do associado eletric blues, bem como o gospel e a soul music. Desde a década de 1990, o termo R&B contemporâneo é utilizado principalmente para se referir a um subgênero com influencias de soul, funk e hip-hop na música pop.
Em nosso cenário nacional, temos alguns representantes do estilo e sem dúvida um dos que fazem frente e se destacam é o jovem Luccas Carlos e o grupo CortesiaDaCasa.
5. Rap Gospel
O Rap Gospel é um subgênero da música hip hop que usa Cristo como tema e tenta expor a fé do compositor. Somente durante a década de 1990 o termo começou a ser usado com maior frequência. Enquanto o público é geralmente cristãos, a música também é utilizada em missões para fins de evangelização. Artistas deste subgênero são frequentemente professos por cristãos que usam os seus antecedentes para disseminar as crenças da religião.
No Brasil, são exemplos de artistas deste subgênero: as bandas , Apocalipse 16, Ao Cubo, Estratagema de Deus, Provérbio X, Mensageiros da Profecia,, Ministério Éfeso e cantores como Pregador Luo, Mano Reco e DJ Alpiste.