Mais do que nunca o rap nacional está brilhando e não distante dele, de todo o globo assim como os países lusitanos. Com a globalização e avanço tecnológico cada vez mais se escuta músicas de diversos lugares do globo e na Europa, local cheio de imigrantes é um interessantíssimo lugar que reúne diferentes culturas, possuindo o rap pra lá de peculiar. Vitor Virax, membro do RapRJ, trocou uma ideia com Turistas de Guerra, um emblemático grupo de rap de brasileiros que residem na Europa, mais precisamente em Londres.
Vitor Virax: Conte-nos um pouco como é posicionamento do Turistas de Guerra na cena da Europa, visto que são brasileiros, vocês se sentem alvos de preconceito e/ou possuem alguma dificuldade de comunicação, artisticamente falando ?
Turistas de Guerra: Turistas Em Guerra é um grupo de rap que nasceu em Londres com MC’s Brasileiros rimando em português.
Não sofremos nenhum tipo de preconceito artístico por nossas rimas serem em português, Londres é uma cidade multi cultural, por tanto, a mistura de culturas e idiomas na arte é comum.
Quando estamos em um open mic com a maioria dos MC’s europeus, somos muito bem recebidos e eles curtem nosso jeito de fazer o rap; quando estamos fazendo nossas rodas de rimas , é comum chegarem MC’s rimando em outros idiomas e também sempre são bem recebidos. Na linguagem do rap e flow, todos se entendem.
Vitor Virax: Vocês são bem engajados no freestyle e a cultura de rua em si, neste sentido como tá a cena na Europa ? Visto que no brasil as rodas culturais estão mais fervorosas do que nunca.
Turistas de Guerra: Respondendo por Londres, que é onde residimos, a cena underground por aqui é muito forte. Sempre tem alguma coisa diferente acontecendo, em todo estilo de arte. vimos e até fizemos parte do nascimento da cena no Brasil, das batalhas de MC’s e rodas culturais, hoje fico feliz de fazer parte do nascimento de uma nova cena, graças ao Turistas de Guerra, acontece uma batalha de MC’s mensalmente aqui em Londres chamada Cara ou Coroa Desafio Criativo, e que com esses encontros, o movimento rap brasileiro vem crescendo cada vez mais em Londres e os MC’s se conectando e se encontrando , fazendo assim acontecer muitas rodas de rimas pelas ruas.
Vitor Virax: Peculiarmente, o brasileiro ainda tem um forte apego ao rap americano, ou seja, fora do rap nacional escutam praticamente só o dos EUA. Vocês como brasileiros morando na Europa, o que diriam que seja este obstáculo ? preguiça dos consumidores de rap de procurar novas coisas, falta de atratividade e engajamento dos rappers daí perante os brasileiros ?
Turistas de Guerra: A industria musical americana tem um investimento midiático gigantesco, então por isso, acredito que seja o motivo do rap americano ser tão consumido não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
Vitor Virax: Apesar das rodas culturais e movimentos de rua estarem fervorosos, vemos a acensão de o mumble rap, inclinado ao trap em que os artistas deixaram o liricismo em segundo plano. Vocês que nitidamente prezam pelas famosas “barras”, as construções de rimas recheadas de jogos de palavras e metáforas. Como vêem esse lado comercial – no mundo – que o rap mainstream tem tomado ?
Turistas de Guerra: O rap é uma cultura que esta sempre criando novos estilos dentro do próprio Rap e consequentemente, em cada fase uma diferente vertente do rap entra em evidência na mídia. Isso atrai novos públicos e apreciadores do rap e principalmente jovens, que inevitavelmente no futuro se aprofundarão mais na cultura e ficarão mais exigentes com o ritmo e poesia. Por isso acredito que tudo isso faz parte da evolução, e a evolução esta na mistura, e o rap tem o estilo livre para criar tudo isso. Mas no fim de tudo, é a construção de uma boa letra que eterniza um Rap !
Vitor Virax: falem alguns nomes de artistas brasileiros residentes na Europa que apostam que irão brilhar em um futuro não distante ?
Turistas de Guerra: Turistas de Guerra além de um grupo de Rap, é também um coletivo que inclui outros integrantes espalhados pela Europa e que com certeza crescerão no Rap. Muleca XIII e Big Papo Reto que estão em Portugal, MC Indigesto que também integra o grupo EDG Crew em Barcelona, Talita Querô na Suiça e Brutto que representa o grafite na Irlanda. Todos muitos talentosos em suas artes. Também fizemos parte de um projeto chamado BR55, que reúne MC’s Brasileiros espalhados pela Europa com muito talento envolvido. FNX e Wess na Suíça, Vini Hemp na França, XRafazzy na Finlândia, Maarca e Folizz na Inglaterra. O projeto BR55 tem um clip chamado Brasileuro que recomendo assistir.
Com o evento que organizamos em Londres uma vez por mês, o Cara ou Coroa Desafio Criativo, sempre temos apresentações de novos talentos e posso citar alguns nomes que tem tudo para crescer no Rap. MC Lanes , MC Sacomane , MC Lasco, MC Babylonia , MC Guistar , Jao Pedro MC , Naga MC , MC Black,MC 2 Brinz , MC Nikko, Rafflow . Tem muito talento espalhado aqui, e pelo mundo.
Vitor Virax: Sabemos que recentemente assinaram com a WRM, nova produtora/gravadora que promete chegar grande no rap nacional e que sá mundial, como foi o contato e a entrada na mesma ? Estão trabalhando em algum projeto como álbum ou EP ?
Turistas de Guerra: O contato da WRM veio através do Ber (Cartel MC’s) e somos imensamente gratos por fazer parte desse projeto revolucionário. Quando o Ber explicou resumidamente sobre o projeto, já era nítida a importância dessa iniciativa para a cultura rao e todos os artistas envolvidos.
Também tivemos uma reunião em Londres com o Erik Jeanrenaud e tivemos um entendimento mais detalhado sobre a WRM e com isso, confirmou a certeza da grandiosidade desse projeto e toda evolução na indústria do rap e cultura Hip-Hop que a WRM trará.
Nós estamos filmando o ShowCase para o projeto, que em breve estará nas plataformas digitais, estamos também apresentando artistas daqui e esse é só o começo, muita coisa boa estar por vir;
clipes show case, álbum, cypher, singles e muita produção, por que o rap na para !
Turistas de Guerra vem com um trabalho de Grime com rimas em português, e como o grime é um ritmo que nasceu aqui em Londres, a soma de elementos da cultura Brasileira fica uma mistura muito interessante, e esperamos que todos gostem dessa mistura cultural.