O grupo nasce na Produtora Musical Quebrada Groove em São Paulo, com a ideia de unir 4 Mc’s Pretos para que, a partir de suas vivências na Diaspora pudessem compartilhar seus saberes. E como não poderia ser diferente, unidos pelo Hip Hop, o resultado disso tem sido um trabalho potente tanto em produção musical quanto em conteúdo.
O grupo é formado por Alomia (Colombia), SJota (Brasil), Bixop (EUA) e Kunta Kinte (Senegal), com toda produção musical feita por Jonathas Noh e gestão de conteúdo feita por Karina Souza. O grupo lançou em novembro de 2018 seu primeiro single/clipe intitulado “Conexões”, apresentando as referencias de cada MC, falando do Quilombismo de Abdias do Nascimento, a luta radical de Malcolm X, da contribuição de cada povo apontada por Manuel Zapata e as descobertas de Cheik Anta Diop.
E depois da Conexão formada, o grupo lança seu segundo clipe, nas vozes de Sjota e Kunta, vem a música “Diar Diar”, que em wolof, significa Caminhos, que traz toda a força da ancestralidade africana, destacando o direcionamento que se recebe e se transmite, que representa o futuro e a garantia de continuação de nossa cultura. “Diar Diar”, é a lembrança que trazemos da infância e nos acompanha por toda vida, aonde quer que estejamos. É a ancestralidade nos dizendo: levanta e anda”. Diar Diar conta ainda com a participação de Lena Silva.
Só caminha aqueles que se conectam na Diaspora, e para transpor o tempo, o grupo já prepara seu próximo single: “Tiempo es mi enemigo“, que vem na voz de Alomia e Bixop, chegando para compor as ideias trazidas pelo Conexão Diaspora, o grupo está preparando o álbum completo que será lançado ainda esse ano.