Considerada uma das promessas de 2019 pelos sites especializados em Hip Hop, a baiana Jaya traz toda sua sensualidade e sentimento no primeiro disco ”Não Foi Tempo Perdido”, lançado na última sexta-feira. Com beats experimentais que exploram várias vertentes, a artista passeia com dinamismo pelos estilos, mostrando seu talento tanto como MC quanto como compositora.
A condução cadenciada da batera e os efeitos vocais levam Jaya de um extremo a outro, do lo-fi ao R&B, passando pela deliciosa faixa “Savage”, parceria com Rodrigo Zin (revelação de 2018 com os discos Francisco Oceano e Fazendo Grana pro Meu Filme), além de Água Viva.
Os beats são assinados por Bface e Rodrigo Zin , Jxtacincx , CAFEBEATZ e Shaolin Drunk, fruto de parcerias na capital Curitibana, regadas a amizade e talvez uma catuaba. Jaya mudou-se para o sul na adolescência, onde envolveu-se com o hip hop nas diversas cidades pelas quais passou.
Em 2014, a rapper foi apresentada a Bface, que a convidou para gravar sua primeira música,uma participação na coletânea “Suite Para Corações Urbanos”. Este seria o início de sua carreira, marcada por um hiato de 4 anos. No dia seguinte a estreia do disco, Jaya mudou-se para Florianópolis e ficou sem gravar por todo este tempo, mas nunca deixou de compor.
A ruiva tem na imagem do pai o amor pela música, pois viu, durante a infância, a dedicação dele em compor, cantar e tentar viver o sonho de viver da música. Em 2018, a rapper retornou a Curitiba na missão de gravar uma participação no disco “Fazendo Grana pro Meu Filme”. O reencontro enter Bface, Zin e Jaya tornou-se um projeto de EP para ser gravado em duas semanas, nas quais foram gravadas 5 faixas.
Seu retorno á cidade também marcou uma fase de recomeços. Tudo do zero, casa, trabalho e a superação de um relacionamento inspirou as letras que completaram o álbum de 10 faixas.
“Não Foi Tempo Perdido” demonstra como o tempo pode amadurecer a realização de um sonho. O álbum possui letras intimistas, fala de relacionamentos amorosos em sua maior parte, mas tratando de várias facetas do amor x paixão. Jaya é colocada em várias posições perante suas relações, alguns momentos de controle da situação, alguns momentos em que assume suas inseguranças, mas sempre romântica e sincera.
As belas ilustrações foram feitas pela artista e ativista Beatriz Lago, que possui um trabalho dedicado à autovalorização e a valorização da mulher, repleto de elementos orgânicos e cores vibrantes, exatamente como o disco soa. Os vídeos do disco resultaram nessa experiência sinestésica, pequenas animações cheias de cores e sons.
O trabalho foi lançado pelo selo Suite Music, que conta com outros artistas incríveis de Curitiba, como Bface, Salun, Ice Neve, GPK e muito mais! Vale a pena conferir o canal da Suite no Youtube.
Bface lançou no dia 5 de setembro de 2018, seu álbum “Gradientes”, um trabalho autoral com lindas bases de jazz, bastante pessoal sobre suas batalhas internas, suas dúvidas, sua carreira e o amor, sempre ao lado de amigos e pessoas que o apoiaram nessa caminhada.
”Não Foi Tempo Perdido” está disponível em todas as plataformas:
Spotify: https://spoti.fi/2EowcZv
Deezer: https://bit.ly/2E6jU6q