Festival Timbre, um dos maiores movimentos culturais dos últimos tempos da cena independente de Minas Gerais, já tem sua data marcada para o próximo encontro.
Dia 13, 14 e 15 de Setembro, em Uberlândia, novamente teremos uma grande celebração da cultura e do amor, nesta edição, o festival está levantando a bandeira “Só o amor nos completa“, e a temática circundará isso. Teremos mais de 20 independentes que apresentaram não somente no palco principal, mas também nos alternativos, junto com consagrados nomes da atual música brasileira como Baco Exu do Blues convida DKVPZ, Tuyo convida Lucas Silveira (Fresno) e Strobo (Bemti + Roberta Campos + Jaloo).
Outra novidade é que a partir deste ano o Festival Timbre assume o compromisso com a sustentabilidade. Em parceria com uma empresa local, 100% do lixo gerado no evento receberá destinação correta e ambientalmente adequada. Durante o evento, haverá medição ao vivo do lixo gerado, além de ações de conscientização e um ecoponto, onde funcionários auxiliarão o público no descarte correto do lixo.
Já na quinta-feira o público pode começar a se aquecer no esquenta do festival com o Granja na Rua, evento aberto na praça principal do bairro Granja Marileusa. A banda brasiliense O Tarot está confirmada para esse dia.
Nos dois primeiros dias, o evento ocorre no interior e exterior do Teatro Municipal, cartão postal da cidade arquitetado por Oscar Niemeyer. Na sexta-feira (13), a 6ª edição do Festival Timbre traz apresentações acústicas e mais intimistas. Em dueto inédito, Bemti mostra seu talento ao lado da veterana Roberta Campos. O trio Tuyo, destaque em diversos festivais nacionais e internacionais, convida Lucas Silveira (vocalista da banda Fresno) para relembrar grandes sucessos e, assim, encerrar o primeiro dia de evento.
No sábado (14), o festival mostra toda sua força! Serão Palcos Simultâneos, Feira Gastronômica, Stands Expositores, Palco Eletrônico e várias opções de interatividade para o público apreciar. Um dos shows mais esperados do festival é de Baco Exu do Blues , que convidará o brilhante DKVPZ. Entre os destaques do segundo dia também estão Anavitória, duo musical que se tornou ícone da nova geração e fez sua primeira apresentação em festival na edição de 2016 do Festival Timbre. Atração também confirmada, Duda Beat vem mostrar sua sofrência pop que a elevou à condição de revelação de 2018. Neste dia, Dead Fish apresenta no festival o novo álbum de carreira, Ponto Cego. O projeto “Os Amantes”, fruto do edital Natura Musical, terá seu show de estreia no Brasil, protagonizado por Jaloo e Strobo.
Todo ano o Festival Timbre traz em sua programação artistas regionais e em início de carreira, valorizando a música independente. “Esse talvez seja um dos principais objetivos do festival: valorizar artistas novos, artistas da região. Não faz sentido nenhum trazer só artistas nacionais, os artistas locais precisam ter esse espaço de trabalho, essa mídia. Essa é uma das premissas do festival”, comenta Gabriel Caixeta, organizador do evento. Divulgados para o sábado, Arthur Xará (MG), Vaine (MG), Black Pantera (MG) e Orquestra Alexa (MG) completam o line.
O projeto Arte na Praça encerra o festival no domingo (15), na Praça Sérgio Pacheco. Shows e exposições ocupam uma das praças mais antigas da cidade. A entrada para esse dia é gratuita e é um dos poucos eventos culturais da região que democratiza o acesso do público a diversas manifestações artísticas. As atrações confirmadas para esse dia são Natania Borges, Cinema Invisível, Duda in the Sky, Joe Silhueta, Luisa e os Alquimistas, Castello Branco e Coletivo Bait.
Arte na Praça é um evento realizado há 17 anos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e Diretoria de Cultura (Dicult). A parceria entre o festival e a UFU acontece desde a primeira edição do Festival Timbre, em 2012.
O Festival Timbre é um projeto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura. Neste ano, cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos serão gerados a partir da realização do festival, que espera um público de 25 mil pessoas e deve girar cerca de 2 milhões de reais para a economia local.