Aliando peso, groove, riffs de guitarra metal com vocais Rap e guturais, e baixo funk, Khorium é uma banda brasileira oriunda de Volta Redonda (RJ), formada em 2017, dedicada ao Rap Metal/Hardcore Crossover, com letras ácidas, expressando uma visão crítica sobre a situação atual do Brasil e do mundo. O nome Khorium vem do elemento ‘Corium‘, altamente tóxico, radioativo, contaminante e mortal, gerado da explosão de núcleo em reatores nucleares (como em Fukushima e Chernobyl).
Após a boa recepção do EP “Manual Prático do Brasil” lançado em 2018, e das participações em coletâneas como “O Subsolo vol. 3”, “Radio Rock Freeday”, “Cumplicidade de Rimas” e “Um Futuro a Temer vol. 2”, “Rock Soldiers n.25” a Khorium retorna aos trabalhos de estúdio, com nova formação com a entrada do baixista Roberto Bizarelo, para gravar mais um trabalho, e
lança em Junho de 2019 o álbum “Idiocracia Tropical Contemporânea”, com 9 faixas, trazendo de volta o seu Rap Metal/ Hardcore Crossover, dessa vez ainda mais diversificado, com a mistura de vários estilos e novas influências.
“Idiocracia Tropical Contemporânea” tem a participação de Fernanda Lira (Nervosa) na faixa ‘Ainda Assim Eu Me Levanto’ que é inspirada, em tradução livre, do famoso poema ‘Still I Rise’ de Maya Angelou (ativista norte americana dos direitos de mulheres, negros e minorias, amiga e colaboradora de Martin Luther King e Malcolm X). O álbum conta também com a participação de Luan Haddad, vocalista da banda Comboio Calibre (post-hardcore de Volta Redonda RJ) na faixa ‘Negue’. O material foi gravado no estúdio Total Produções, produzido pelo vocalista G. Moreira, que
também assina a mixagem e masterização do material. Já a capa é um trabalho de Rogério Fortes, artista que também fez a capa de ‘Manual Prático do Brasil’.
A faixa “Idiocracia Tropical” também fez parte da coletânea “O Subsolo vol. 4”. O álbum “Idiocracia Tropical Contemporânea” encontra-se disponível em formato digital em todas as plataformas de streaming e download.
Track List:
- Intro (Terra Brasilis)
- Resista
- Quem É Quem
- Idiocracia Tropical
- Ainda Assim Eu Me Levanto (Maya Angelou) – feat. Fernanda Lira
- Abordagem
- Negue – feat. Luan Haddad
- Perdão
- Silenciar
Ouça o álbum:
Neste dia 8 de setembro foi disponibilizado o videoclipe da terceira faixa intitulada “Quem é quem” e com nome sugestivo, colocam pingos nos I’s e mostram que são os verdadeiros inimigos da sociedade, no caso, os engravatados de Brasília (políticos).
Com sonoridade densa, mesclaram o clássico rap falado, bem rimado, clássico dos anos 90′ com toda a musicalidade pulsante da banda, que respira o essência do rock n’ roll e conversa com outras vertentes. O videoclipe veio bem clássico, num cenário de estúdio, foca-se nos artistas tocando a canção com toda a visceralidade e agressividade.
Assista o videoclipe: