“Beije sua preta em praça pública, de maneira única, com o objetivo de mostrar que no gesto simples está o jeito de revolucionar”.
O auto-ódio faz pessoas pretas terem raiva de si mesmas e de suas características físicas. Acreditam que não servem para ser amadas e desfazem de si e dos seus semelhantes. Na contramão disso, Nouve volta à cena para lançar o videoclipe de “#AmorPreto”, pela necessidade de trazer o afeto entre pessoas pretas e direcioná-las a um caminho de cura através da música.
Esta é uma forma de dizer ao mundo o quanto é importante a gente se amar e se cuidar”. Define o artista, que teve o single produzido por Tito Vinícius e DJ Gug Pinheiro, e videoclipe roteirizado e dirigido por ele mesmo, gravado e editado por Robson Borges.
O som tem um groove dançante e agitado, além da letra bem desenvolvida, que fala sobre amar como um ato revolucionário e eleva a autoestima do ouvinte. A inspiração para a composição veio após o rapper assistir o vídeo “O Amor está no ar? Sim, e ele é preto!”, da “Família Quilombo”, youtubers que exaltam o amor afrocentrado e o fortalecimento entre a comunidade preta.
“Reaja à violência racial: beije sua preta em praça pública” é um poema de Lande Onawale e está presente no refrão de “Amor Preto”, foi mais uma inspiração para Nouve. O poema saiu na capa do jornal do Movimento Negro Unificado, em 1991 e até hoje é lembrado. O intuito de Lande, ao escrevê-lo, era ampliar a visão da sociedade sobre o que era racismo e o que era violência racial.
O videoclipe foi gravado no Centro Cultural da Juventude Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. “Há muito tempo nós crescemos sendo bombardeados por programas de TV, novelas e filmes românticos, onde os casais e famílias estruturadas nunca são de pele preta. Neste momento tão tenso que estamos vivendo, é preciso falar sobre amor e afeto entre os nossos”.