Desde Sulícidio Pernambuco teve holofote em trabalhos e artistas com o viés de braggadócio, seus constantes ataques para e cena em seus diversos parâmetros, não diminuindo o mesmo, também é interessante que atentemos a outras modalidades de lírica na região e seus talentos.
Hoje vamos falar de YXDV (Yoda), formidável rapper, produtor e mestre de cerimônia da Batalha Extremo Sul. Podemos apontar importantes trabalhos do jovem neste primeiro semestre; temos a produção fonográfica da mixtape HIGH de FerozSemLote, tal como o show de estreia deste projeto no Arvoredo (importante local da cultura Hip Hop local), posteriormente assinou a produção musical e fonográfica do single “Varias Tcheca” de Kaeli SemLote, um conceitual Trap No Melody com uma levada remix de Brega Funk. Não obstante também assinou a produção musical da mixtape “Only Havai” de Aka Havai.
Nesta segunda-feira (15) chegou às ruas seu novo trabalho! Trata-se do single DDG2, um grande desabafo sobre a cena de sua área que por vezes virou as costas para o mesmo. Com ótimo flow e barras muito consistente, trouxe muitas metáforas e frases de efeitos, as famosas punch lines. Trocamos uma ideia exclusiva com YXDV e ele falou um pouco sobre esta canção: ”Chegou minha hora de me firmar na cena, vi vários amigos crescerem e ficarem famosos, agora e minha vez, vou tomar tudo que e meu por direito, todo preconceito sofrido no RJ por que eu era Nordestino, e agora vou provar pra mim mesmo que e possível crescer sendo do nordeste, e fazer a minha cena crescer, antes da pandemia todo mês eu dava duas produções para o campeão e vice da minha batalha, acredito que se a cena se unir invés de só se atacar, ela tem mais chances de crescer, e claro, eu fiz conexões e gravei musicas muito boas no Rio de Janeiro que brevemente irei disponibilizar, enquanto isso, escutem DDG2 no spotify, tem muita mensagem oculta por trás dele e conta toda minha vivencia de agosto de 2019 ate agora, junho de 2020“.
O videoclipe bem minimalista, transpôs com propriedade a mensagem e energia do som. Filmado na rua, foca-se no rapper interpretando suas letras com a presença de efeitos especiais e edições psicodélicas no melhor estilo trap; Dine realizou este trabalho. O instrumental, mixagem e masterização foram assinados pelo próprio YXDV.
Confira: