Renan Veit, mais conhecido como Morcego Branco Eficiente, é um carioca de 29 anos que convive desde sua infância com a paralisia cerebral, não obstante, é apaixonado por rap e desde 14 anos compõe interessantíssimas canções movimentando os olhos com auxilio de programas de auxílio de necessidades especiais, no computador.
Quebrando todos os paradigmas e padrões da sociedade, Morcego Branco Eficiente nasceu deficiente físico, com um quadro de Encefalopatia Crônica (paralisia cerebral), agindo diretamente em sua condição motora central, afetando seu tônus, seus movimentos, e consequentemente, sua postura. Entretanto, nada disso foi capaz de segurar seus pensamentos. Seu cognitivo tem 100% de funcionalidade e Morcego se comunica através de métodos específicos, desenvolvidos para que ele possa conversar e escrever suas letras, detêm a total capacidade de abordar qualquer tema que lhe chame atenção ou que lhe seja questionado.
Após anos de estudo e trabalho nos bastidores, sem lançar nada, Morcego em 2014 entrou num hiato criativo, tornando o momento para entender seus propósitos musicais e principalmente espirituais. Em 2020, com a pandemia e o caos que estamos vivendo, o artista sentiu a necessidade de voltar a compor e assim fez, lançando no final de agosto o single “Assédio Moral”. A canção trata-se de uma narrativa seca e direta daqueles que sofrem injustamente pela condição de vida que levam, pelo local onde moram, cor da sua pele e posicionamento social, ou seja, geralmente o favelados e moradores de periferias.
“Não escrevo rap para agradar ninguém, o Rap é minha voz, minha religião, meu oxigênio! Enquanto houverem injustiças sociais, racismo e descriminação de toda e qualquer espécie, eu não irei me calar, o rap me fez ser quem eu sou, verdadeiro, eficiente e contestador, na verdade mesmo, o rap é o meu DNA.” diz Morcego Branco.
Se increva no canal do Youtube do rapper aqui
Confira: