Clipes

Rapper do RS lança álbum visual que questiona marcas da colonização

A rapper B.art, de Pelotas (RS), lançou seu primeiro álbum visual “Filha do Sol”, no dia  12 de julho em todas as plataformas de streaming e já coleciona mais de 12 mil visualizações no Youtube.  A produção foi patrocinada pela  Natura Musical 2021 e busca contar a história através de elementos estéticos que dão sentido à narrativa, com roteiro e direção de B.art. 

O nome do álbum faz alusão a Ra, Deus do Sol, força vital. Segundo a artista, ele se faz presente no disco de diversas formas: como luz e calor, o sol como um lugar a ser alcançado e o sol como uma bola laranja no espaço que aquece o planeta rumo ao fim da humanidade. 

O destaque vai para a música Black Money, que fala da ascensão social e intelectual do povo preto, que acessam as universidades, tornam-se empreendedores e investem na sua quebrada. O clipe da faixa foi gravado no Still Black Still Proud Braids, salão de beleza afro da trancista Stephane Silva, no centro de Pelotas.

As faixas abordam diversas temáticas, como a espacialidade, por ser uma mulher africana na diáspora, buscando se territorializar, no sul do país, em um estado majoritariamente branco. Passa pelo epistemicídio, a busca por poder e dinheiro, caindo em outros questionamentos, acerca do mercado, do sistema e da globalização imposta pelo ocidente e seus efeitos.

“Em resumo, as marcas da colonização e tentativas de fuga que ainda a mantém presa dentro do mesmo sistema que luta contra, pois mesmo com dinheiro e poder, uma pessoa preta ainda é uma pessoa preta. Nessa busca por poder, outras questões são ignoradas, como as ambientais e a luta pela terra, por exemplo. Ter dinheiro e viver em um planeta que está pedindo ajuda e contribuir com a exploração, porque não existe riqueza sem haver exploração”, afirma a artista. 

Em questão de produção, o álbum bem costurado com beats e rimas em um álbum de dez faixas produzido por Diabel Music, com participação Nina Fola, Zilladxg, Tay Oluá, Ébano e Marfim e o trapper Dalua  colaborando com alguns adlibs. Conta com referências que vão de Solange à Erykah Badu e Rage Against The Machine, transita por diversas sonoridades acolhendo os mais diversos ouvidos.

“Da descolonização à busca por poder até a percepção de que poder em um mundo que pede socorro, não basta. Tá tudo errado.Descobrimos quem somos, recobramos nosso espaço, pedimos o que é nosso de volta. Lutamos por direitos, por igualdade, mas quanto tempo isso vai levar? E quando conseguirmos, o que ainda restará?A ação do ocidente causou mudanças profundas no modo de vida, não só para o povo preto e pra sociedade, mas para o planeta Terra.A história não é mais a mesma, o mundo não é mais o mesmo os “reis e rainhas” de hoje estão vivendo outro contexto.”Finaliza a rapper.

Posts Relacionados
ClipesLançamentos

Primo Narcos lança single "All Dey Frestyle 3"

ClipesLançamentos

Niink lança seu aguardado som “Ainda no Mesmo Bairro (freestyle)”

ClipesLançamentos

Lil Neguin lança clipe "Bag de Grife"

ClipesLançamentos

Ad7 lança single "Chego de Puto"

Sign up for our Newsletter and
stay informed
[mc4wp_form id="14"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *