Nascido em Porto Alegre no ano de 1997 Richard Pereira de Oliveira, o artista mais conhecido como Pilaco O.G, teve seu primeiro contato marcante com a música com seus apenas 9 anos, quando encontrou um cd perdido do grupo Racionais MC’s de seu pai, na época ele não entendia muito bem como tudo aquilo chamava a sua atenção, era fascinado pelas batidas e as falas dos MC’s e ao passar dos anos muitas rimas do grupo foram fazendo sentido na vida do artista.
Somente em 2014, com 17 anos foi ter seu primeiro contato direto com o gênero musical que educou sua infância, o rap.
Começou fazendo os instrumentais, mais conhecidos como beats, na época o artista morava em Gravataí, conheceu o produtor Ioda Beats que pela internet incentivava seu estudo e desenvolvimento na produção das batidas.
Em 2017 junto com 7 amigos ajudou a formar um coletivo de rua, batizado como SBS, onde os principais elementos do Hip-Hop eram muito presentes na formação, contava com um dj, um produtor, um grafiteiro e quatro MC’s.
Fizeram alguns eventos beneficentes pela cidade de Osório como a realização do dia das crianças para a comunidade, Duas edições do Resistência Cultural e participaram da Semana do Hip-Hop juntamente com os grupos do município.
Em 2018, o mesmo criou sua própria gravadora “Yakuza Records”, e priorizou a música como trabalho e compromisso, começou a distribuir suas próprias composições em todas plataformas digitais.
No ano de 2021, Pilaco O.G, conta com mais de 30 músicas distribuídas nas plataformas digitais, no Spotify o artista tem mais de dez mil ouvintes mensais e mais de cem mil visualizações em sua faixa mais conhecida intitulada “Saiyajin”.
No final de dezembro de 2021, Em comemoração de três anos da sua gravadora independente lançou sua última música oficial chamada “Popeye” que já conta com mais de 70 mil streams no Spotify e 12 mil visualizações no YouTube.