Fenrir na mitologia nórdica era um lobo gigante, muito temido, seu crescimento a cada batalha era notável. Aterrorizados, os deuses que temiam por seu tamanho e poder, confeccionaram correntes resistentes à força de Fenrir e o atraíram e o prenderam. Dentro dos olhos de Fenrir, o rapper mineiro Lucas Ka’ab observou o mundo e colocou em cada escrita de sua caneta a tentativa de se libertar das amarras de uma sociedade que nos prendem.
“Fiz uma analogia social onde me coloco na posição de Fenrir e a sociedade na posição dos deuses, onde por temer o tamanho no qual eu possa atingir, me fez promessas falsas de formas nas quais eu poderia obter sucesso e ‘ser alguém na vida’ e assim me aprisionaram me obrigando a seguir diversos padrões e diretrizes que servem como algemas invisíveis que impedem que eu me expresse artisticamente como eu deveria.” conta Lucas Ka’ab.
O rapper, compositor e beatmaker não só se inspirou na mitologia nórdica para a construção do seu EP, mas também trouxe referências desde memes da internet à desenho animado. Das quatro faixas de Fenrir, três foram antecipadas e cada uma delas recebeu um trabalho audiovisual feito por Filipe Mota.
“Acima das Montanhas” abre o EP e é um convite para acompanhar e entender Lucas em sua caminhada, enquanto o mesmo fala sobre como se encontrou e a importância de respirar. Apesar da letra reflexiva, a música conta com o sample do som que viralizou na internet como meme da dupla Ze Timba e Ze Latinhha.
A segunda faixa “Correndo Com Lobos” chega mais pesada, sem a intenção de explicar, mas deixando claro o motivo pelo qual o rapper não está dentro dos padrões impostos pela sociedade. Nesta faixa, Ka’ab convidou a beatmaker Attlanta, que ele sempre teve vontade de trabalhar junto e a parceria deu super certo.
Com uma pegada de drill e um trecho com batida de funk, “Encontrei” vem com a participação do rapper FBC e referência ao desenho “Rick and Morty”. Inclusive, foi a animação, também presente no instrumental, que fez com que Lucas convidasse o FBC. A faixa fala sobre a importância de ter se encontrado e mesmo assim, continuar enfrentando as falsas promessas e pressões do dia a dia.
Na última, e inédita, “Fenrir” é o momento de vitória por ter quebrado as correntes. E tem o sample da série “Loki” da plataforma Disney Plus e foi escolhida a dedo, já que o personagem principal é o pai de Fenrir.
Os nomes das faixas foram dados pelo verso: “Acima das montanhas, correndo com lobos encontrei Fenrir”.