Em mistura de rap, R&B e afrobeat, a dupla canta sobre as vivências de ser mulher negra amazônida e latina.
Depois de abrir caminho com os singles “Mercancías” e “Lábios Pretos”, a dupla paraense de rap Anna Suav & Bruna BG apresenta agora, na íntegra, seu álbum de estreia, “Ritual das Candeias”, produzido com o patrocínio de Natura Musical. O disco chegou às plataformas digitais de streaming, acompanhado do videoclipe da faixa “Pulsão”, já disponível no Youtube das artistas.
As demais faixas também ganharão videoclipes nas próximas semanas, completando a narrativa do álbum visual: “Lamento” estreia na quinta-feira (10/11); uma semana depois, em 16/11, é a vez do clipe de “Las Jussaras”. Finalmente, em dezembro, os dois últimos audiovisuais encerram o projeto: “Levante”, em 07/12, e “Que a Corrida Nos Leve Até o Paraíso”, em 14/12.
Ao longo de todas as sete músicas do disco, Anna Suav & Bruna BG destacam diferentes vivências e experiências de mulheres negras do Norte do país, entre denúncias sociais, ancestralidade, apelos espirituais e até mesmo declarações de amor. Entre os caminhos sonoros da obra, as artistas passeiam para além do rap, emprestando arranjos e elementos do R&B, afrobeat, rock e da música regional, misturando camadas permeadas por fortes guitarras, beats, batuques e retalhos de poesia.
“Os projetos selecionados por Natura Musical têm o potencial de gerar impacto positivo porque contribuem para que o ecossistema da economia criativa ao seu redor se desenvolva. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena são capazes de reverberar reflexões sociais importantes para o momento que atravessamos”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
“A narrativa que a gente busca contar nesse material é a das mulheres negras amazônidas e latinas dentro desse território do estado do Pará, mas também com as suas intersecções – afinal, eu venho de Manaus (AM), e a Bruna é do interior da região do Marajó (PA)”, complementa Anna Suav. “A questão do território é algo que grita muito pra gente enquanto artistas da Amazônia, e, por isso, esse disco é uma forma de oferecer uma visão nossa da vivência desse lugar e pontuar questões de racialidade, gênero, entre outras”.
A importância do território surge logo no título da obra: o dito “Ritual das Candeias”, que acontece todo 13 de maio, marca o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Em Belém (PA), a celebração é organizada pelo Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), na tradicional Praça da República, ao redor do Quilombo da República, quiosque destinado às entidades negras organizadas. Durante o ritual, velas são acesas pelos afrodescendentes, em memória aos ancestrais que foram escravizados em Belém e enterrados no cemitério onde hoje se localiza a Praça da República.
“Para além da demarcação da existência de uma negritude do Norte do país, é de uma imensa emoção ser ponte para contar a história simbólica e cultural da expressão dessa negritude na nossa região”, destaca Anna.
Para Bruna BG, o disco coroa ainda uma parceria e amizade entre as duas artistas que remonta a 2017, quando ambas se conheceram no projeto Slam Dandaras do Norte, cocriado por Anna. Desde então, elas já dividiram os palcos e compartilharam criações mais de uma vez.
“São potências diferentes que cada uma de nós traz para esse disco. Ela [Anna Suav] faz uma parada e eu faço outra, e quando a gente mistura isso se torna pesado e emocionante”, destaca Bruna. “É a minha agressividade tanto na forma de falar quanto de cantar, aliada à suavidade dela, com uma melodia gostosa de escutar. Daí surge um tempero que dá sabor a esse projeto em parceria”.