EPInteressanteLançamentos

KANDU PURI CANTA SOBRE A REALIDADE INDÍGENA NAS MARGENS EM EP INÉDITO TODO NA LÍNGUA INDÍGENA

“Sana” significa Caminho em Kwaytikindo, língua do povo indígena Puri, um dos idiomas mais antigos falados no RJ e na região sudeste. O EP celebra a vida
de jovens indígenas hoje e o amor que nutre a luta, como também o amor pela sua terra. Com uma inovadora sonoridade combinando sua língua originária com afrobeats, em letras fortes com uma ótima interpretação, onde mesmo quem não entende consegue sentir o impacto na alma.

Neste novo projeto, Kandu canta suas vivências entre aldeias indígenas e favelas, narrando os sentimentos de um jovem indígena do RJ que vive em terra roubada e os desafios para encarar o racismo e o preconceito. As músicas falam muito de um sentimento ancestral que cria raízes em sua vida:
“É uma homenagem para o território sagrado Puri. Essa região que hoje chamam de Sudeste brasileiro é a terra ancestral do meu povo e seguimos presentes hoje em todos esses estados, RJ, SP, MG e ES. Tivemos grande parte de nossos territórios roubados, destruídos, poluídos, desmatados, invadidos e tivemos que ter inúmeras estratégias para continuar vivos e manter a cultura viva. Hoje, o povo Puri segue resistindo após tantas violências da colonização, e mesmo vivendo em cidades, favelas, quilombos, aldeias de outros povos,ou transitando, estamos levando adiante nossa cultura, nossa língua e nossa resistência e eu celebro isso”

Kandu Puri é referência na música indígena contemporânea. Isso porque ele é cofundador do selo artístico indígena Azuruhu, o primeiro voltado para o
desenvolvimento de artistas indígenas, organizado e protagonizado por jovens artistas indígenas. Através do selo, já participou diretamente de diversos projetos de artistas de diferentes povos e regiões do país. Nos lançamentos de estreia dos Nativos Mc’s, foi produtor musical e editor de clipes. No inovador primeiro album visual indígena do país, Kwarahy Tazyr, da premiada artista Kaê Guajajara, ele dirigiu, gravou, editou e colorizou todos os clipes do álbum, além de cantar em um feat do lançamento. Ainda além, foi curador da I Bienal de Arte Indígena do Rio de Janeiro, onde também expôs suas esculturas de cerâmica valorizando a cultura de seu povo e fortalecendo os outros tantos artistas indígenas que participaram do projeto. Agora, Kandu mira seu arco em seus novos projetos musicais e audiovisuais, trazendo em ritmos dançantes e contagiantes, rimas profundas sobre as realidades indígenas hoje e a história de resistência de seu povo Puri.

confira no Spotify

Posts Relacionados
ÁlbumLançamentos

Niink lança seu álbum biográfico AINDA NO MESMO BAIRRO

ClipesLançamentos

Primo Narcos lança single "All Dey Frestyle 3"

ClipesLançamentos

Niink lança seu aguardado som “Ainda no Mesmo Bairro (freestyle)”

ÁlbumLançamentos

Siganus lança álbum "Drill Popular Brasileiro"

Sign up for our Newsletter and
stay informed
[mc4wp_form id="14"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *