Diante da tragédia que atinge todo o estado do Rio Grande do Sul, o Museu da Cultura Hip Hop RS adiou o anúncio dos selecionados através dos editais do programa Vem Pro Museu, financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras. Prevista para 6 de maio, a lista dos nomes não foi publicada e um novo prazo deve ser divulgado conforme a situação no estado começar a ser restabelecida.
Ainda devido a enchente, o Museu da Cultura Hip Hop RS interrompeu suas atividades, tornando-se ponto de coleta e distribuição de doações. Inclusive, com seus colaboradores e funcionários atuando como voluntários diante da situação que atinge o estado. O espaço segue como endereço para doações, e anuncia que o funcionamento normal ainda não tem previsão de retorno.
Diante de toda catástrofe, a infra-estrutura do Museu da Cultura Hip Hop RS sofreu apenas pequenas avarias. De forma que também segue como ponto de água potável para os vizinhos que estão precisando.
A coordenação do Museu da Cultura Hip Hop RS pede atenção ao horário de atendimento para que essas doações sejam levadas até lá. O espaço está funcionando das 8h às 17h, de quarta-feira a domingo. O endereço do Museu é Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, Porto Alegre.
“Assim como toda a população, estamos extremamente sensibilizados pela tragédia sem precedentes que atinge o Rio Grande do Sul. É muito difícil ter palavras diante de um momento devastador como esse. Mas estamos trabalhando dentro das nossas condições para ajudar conforme podemos. Deixamos aqui mais um apelo a todos que continuem fazendo suas doações e o que puderem em prol das famílias atingidas”, pondera Rafa Rafuagi, fundador e coordenador de autogestão e sustentabilidade do Museu da Cultura Hip Hop RS.
Hip Hop brasileiro em prol do Rio Grande do Sul
O Museu do Hip Hop RS, em parceria com o Rap In Cena, tem sido uma importante engrenagem diante da tragédia no Rio Grande do Sul. Hip hopers de todo o Brasil estão ajudando o estado, através dessa união. Nomes como BK´, Emicida, Felipe Ret, Hungria, L7NNON, Mano Brown, Orochi e Papatinho fizeram suas doações por intermédio das ações do Museu e Rap In Cena.
O Museu da Cultura Hip Hop RS ainda registrou doações da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), através do Hip Hop Alimentação e da empresa Vitlog em parceria com a Alvo Cultural. Além disso, os Correios e o escritório estadual do Ministério da Cultura também estão auxiliando na distribuição das doações que chegam ao Museu.
Entre as doações, estão mais de 60 mil litros de água, onze toneladas de alimentos e duas toneladas de ração. O Museu ainda recebeu dois caminhões de roupas de cama, toalhas e travesseiros, além de produtos de higiene pessoal e limpeza.
A distribuição das doações está sendo feita para abrigos e movimentos da cultura hip hop, da região metropolitana de Porto Alegre. Cidades como Porto Alegre, Esteio, Alvorada, Canoas, Viamão, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e São Leopoldo já foram atendidas.
Programa Vem Pro Museu
O programa Vem Pro Museu contempla cinco editais nas áreas: exposições museológicas, eventos esportivos, escritores e escritoras, eventos culturais, produção musical e gravação musical. Além disso, um formulário para recebimento de outras propostas também segue disponível, para que o Museu receba projetos de atividades que não se adequam às normas dos editais.
A primeira chamada do programa encerrou suas inscrições em 30 de abril, tendo seu resultado adiado devido a situação emergencial que assola o Rio Grande do Sul. Os projetos inscritos serão analisados por uma curadoria composta por representantes de cada elemento da cultura hip hop: graffiti, breaking, MC, DJ e o conhecimento. O edital é permanente e novas convocatórias serão anunciadas no decorrer do ano.
Com o valor total de R$ 270 mil de verba orçamentária, os projetos podem apresentar propostas conforme as normas de cada edital. O Vem Pro Museu faz parte da agenda do Museu de Cultura Hip Hop RS que conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio master da Petrobras. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Como visitar o Museu da Cultura Hip Hop do RS?
Devido a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul, o funcionamento do Museu da Cultura Hip Hop RS está suspenso, ainda sem previsão de retorno. Sendo apenas ponto de coleta e distribuição de doações destinadas aos atingidos pela enchente. O endereço do Museu é Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, Porto Alegre. Mais informações sobre o restabelecimento da programação, em breve, serão anunciadas através das redes oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS.
Sobre o Museu da Cultura Hip Hop RS
Inaugurado no ano do cinquentenário do hip hop no mundo, o Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro da América Latina dedicado ao movimento. Com um espaço de quatro mil metros quadrados, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos. O complexo conta com cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop gaúcho. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, conta com salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical, multipalco e a Quadra Petrobras. O Museu da Cultura Hip Hop do RS tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio master da Petrobras. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.